Páginas

sábado, 5 de setembro de 2009

minha experiência digital

Transcrevo aqui um post que fiz no site "dois cliques", que talvez ajude a entusiastas como eu a não cometerem os mesmos engasgos que eu.

Depois vou postar fotos com as três câmeras que tive e outras que testei.

Saudações a Marcos e aos leitores do blog,
Minha experiência no mundo digital começou a apenas 3 anos e já possui três câmeras diferentes, todas compactas:
1ª Mitsuca DC6388BR, 6.2 MP, 8MP por interpolação (ainda hoje não descobri que diabos é isso). Com ela cai no conto de que o importante é ter um alto MP. Além de filmar ela tinha gravador de áudio, tocava mp3, tinha até joguinho. Mas fotografar que bom: NADA. O registro das cores era péssimo deixando tudo com cor de rato morto, o flash tinha potência, alcance e reciclagem paupérrimos. Além de que a redução de olhos vermelhos era feita por strobe do próprio flash, que deixa o disparo com um delay muito grande. Quando vinha o disparo real, as pessoas já tinham saído da pose (vi isso acontecer com algumas sony nesse tempo). O próprio sensor era fraquinho, então, os filmes também não saíam lá essas coisas. Ainda cosegui fazer fotos razoáveis durante o dia com o sol rachando de forte.
Enquanto usava essa mitsuca e me contorcia de raiva fui testando outras câmeras. Experimentei sony, olympus, kodak e canon. A canon, marca que uso hoje, me agradou muito pelo registro de cores e pela qualidade em situações de pouca luz. APRENDI QUE A MARCA É IMPORTANTE. Testei duas: A430 e A530. Ambas excelentes. A última possui controle manual de ajustes total (iso, diafragma, obturador, foco), o que só descobri o que era e para que servia depois que adquiri minha 2ª câmera.
2ª Canon Powershot A550. Ela tem maior MP que a A530 (de 5 para 7.1), mesmo zoom, mesmo funcionamento, menos o recurso de configuração manual. A esta época meu conhecimeto e intenção estava limitado às point&shot e foi o que tive. A550 é uma excelente point&shot que ainda uso de vez em quando.
Enquanto a usava, comecei a enxergar outras características. Ajuste manual completo, zoom mais longo, macro mais próximo, flash mais potente e mais rápido e, por que não, videos com mais qualidade usando zoom ótico. Pesquisei cuidadosamente o que queria, consegui manuais de usuário mesmo antes de adquirir as câmeras, fucei sites de review (recomendo http://www.dpreview.com/). Fiquei entre a Sony DSC-H9 e a Canon Powershot S5 IS (http://www.canon.pt/For_Home/Product_Finder/Cameras/Digital_Camera/PowerShot/PowerShot_S5_IS/) mas acabei escolhendo a última.
3ª Canon Powershot S5 IS. Compacta de zoom longo (12X / 72mm), 8MP efetivos, filma que é uma beleza e com audio stereo. Esta coisinha me abriu novos horizontes para a fotografia (literalmente pois seu zoom alcança). Além dos recursos que já falei, a primeira coisa que se nota vem dos comentários das pessoas: “nossa! como a gente sai bem nessa tua câmera!”. Isto acontece por causa do zoom longo. Ao fotografar retratos não é preciso aproximar a câmera das pessoas, apenas usar o zoom, fazendo com que aquela impresão de ter feito a foto usando um olho mágico se reduza a quase zero, pois a distorção natural provocada pela curvatura da lente é quase nula. Mesmo em grande angular essa distorção é menor que em outras compactas mais simples.
Diferente das sony H9, H50 e mesmo da moderníssima HX1, a Canon S5 IS conta com o encaixe para flash externo (item de profissional). Inclusive estou esperando a entrega de um speedlite 430EX II que vou experimentar e comentar aqui.
Tenho ultimamente babado por um modelo de entrada da linha DSLR. A EOS T1i (500D). Nunca testei uma DSLR e gostaria muito de ouvir a experiência de que já usa sobre quais as vantagens que posso ter, obviamente, além dos recursos tecnológicos que ela possui. Talvez mesmo até uma sugestão para post: “O que é fotografar com uma DSLR”.
Ah! Gostaria de dar uma dica para a Kamilla (coment 12): Leia tudo que encontrar na internet, fuce e revire o manual da sua câmera de cabeça para baixo, saiba de cor todas as funções da sua câmera. Além disso, click, click, click, click, click, click, click, click, click, pois é quase de graça. Gasta sua câmera mas, de qualquer forma, daqui um ano ou dois você vai querer outra mesmo ;-). A H50 é uma exelente câmera, com ótimo zoom. Gostei muito do P&B dela.
Abraço,
Juliano Moura

Nenhum comentário: